Animais regressam ao Parque Nacional da Cameia

 Cameia – Várias especieis de animais que tinham fugido do Parque Nacional da Cameia, localizado na província do Moxico, estão a regressar ao seu habitat natural, informou hoje à Angop, o administrador do respectivo parque, Henriques José dos Santos.
A fonte explicou que animais como Quelengues, Palancas e Leões, entre outros, que durante o conflito armado atravessaram a fronteira rumo as Repúblicas da Zâmbia, Botswana e Zimbabwe, estão a regressar em manadas. Henriques dos Santos louvou o comportamento dos caçadores furtivos que não estão abater os animais de forma indiscriminada.

Apontou como principais dificuldades a falta de fiscais para a cobertura dos mais de 14 mil e 450 quilómetros quadrados. Com quatro postos fiscais, apenas existem 12 funcionários, número considerado muito ínfimo.

No Parque Nacional da Cameia existem animais como songues, núces, javalis, tungo, hienas e raposas. O Parque Nacional de Cameia definido como Reserva de Caça em 1937 e transformado em parque em 1957. O Parque está limitado a Leste pelo rio Zambeze, a Sul pelo rio Luena e a Oeste pela linha do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), que o atravessa a Norte.

Grande parte do parque é constituída por planícies inundadas por grandes rios que fazem parte da bacia hidrográfica do Zambeze, tais como o Luena, Lumeji e o Chifumage.

Fonte: Angop

Tags: , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: