Comboio volta apitar no Huambo dentro de 60 dias

Huambo – O comboio do caminho de Ferro de Benguela (CFB), volta a apitar definitivamente na província do Huambo dentro de 60 dias, depois de 27 anos de paralisação, anunciou hoje, nesta cidade, o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás.

Augusto Tomás anunciou o facto no final da sua viagem de comboio vindo da província de Benguela, onde foi fiscalizar o grau de execução das obras realizadas ao longo da linha-férrea.

“Vamos trabalhar para completar tudo o que é necessário, corrigir o que se pode e criar condições para que dentro de 60 dias o mais tardar, o comboio volte a apitar no Huambo de forma definitiva e em Setembro possa chegar a província do Bié para devolver a

alegria a população desta região”, destacou.

O governante referiu que o país vive um ciclo de reconstrução, reconciliação e de paz, pois tudo o que no passado era um sonho começa a ser transformado em realidade.

Afirmou que as obras foram acompanhadas pela fiscalização, seguiram as regras estabelecidas internacionalmente e os prazos foram na medida do possível respeitados.

“Chegou o momento do povo angolano em particular o das províncias do Huambo, Bié e Moxico voltarem a sorrir como no passado”.

Por seu turno, o governador da província do Huambo, Fernando Faustino Muteka, lançou um repto aos homens de negócios pois que, com o comboio a funcionar haverá maior facilidade de movimentação das mercadorias e a qualidade de vida da população vai melhorar.

Faustino Muteka destacou que, o reinício da circulação do comboio vai permitir a criação de novos postos de trabalho, a chegada da mercadoria de forma segura ao mesmo tempo que vai contribuir para o ressurgimento do sector industrial numa altura que está em fase de conclusão a barragem hidroeléctrica do Ngove.

A chegada do comboio experimental a estação da cidade do Huambo foi testemunhada por milhares de cidadãos, membros do executivo local, representantes de partidos políticos e entidades religiosas.

Fonte: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/transporte/2011/5/23/Comboio-volta-apitar-Huambo-dentro-dias,39f53e25-1860-4f98-9b84-af8145f7ff2d.html

Advertisements

Tags: , , , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: