Publicado programa da 25ª edição das Festas da Senhora do Monte

Lubango – O comité organizador das Festas da Senhora do Monte tornou hoje, sexta-feira, público o programa referente a 25ª edição, cujo arranque está previsto para o dia 30 deste mês, onde o destaque vai para a realização da maior bolsa de negócios do sul de Angola, a Expo/Huíla, cuja abertura acontece a 17 de Agosto. Para este ano, o programa das tradicionais festas, que decorrem durante o mês de Agosto, reserva a feira agro-pecuária que tem como principal atractivo o leilão de gado, que anualmente movimenta cerca de quatro milhões de dólares, cujo arranque está aprazado para 10 de Agosto.
A realização, pela primeira vez, das jornadas técnico-científicas da Universidade Mandume Ya Ndemofayo, uma conferência sobre construção de habitações no sul de Angola, assim como um workshop sobre as competências da mulher no domínio da saúde pública constam das inovações para esta edição. No campo da Cultura, destaque vai para a realização de sessões teatrais de rua, a eleição da Miss/Huíla 2011, Huíla Fashion, para além das cerimónias religiosas no dia 15 (procissão de velas e missa campal), estas últimas actividades originais do evento.

No desporto, a evidência vai para a realização de um Festival Multidisciplinar da Juventude, torneios de voleibol de praia (a decorrer na tourada) e de velhas aguardas, tiro aos pratos, prova de atletismo, quadrangular de caçulinhas, os “200 quilómetros da Huíla” e a prova internacional de MotoCross.

Numa mensagem escrita, que acompanha o programa, o governador Isaac dos Anjos refere que a sua tradição faz-se presente todos os anos e não deixa nenhum cidadão desta província alheio a sua realização. Acrescenta que o Governo local promove o engajamento da comunidade e cria condições para que os visitantes conheçam as potencialidades da região e tenham igualmente a oportunidade de trocas de experiencias que ajudem a superar as dificuldades. “Este ano mais uma vez contamos com a presença de convidados estrangeiros que já manifestaram o desejo de visitar e tomar parte das festas, trazendo consigo amostras, entre os quais o Brasil, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Roménia, Suíça, Namíbia, Zâmbia e África do Sul”, ressalta o governador.

As festas de Nossa Senhora do Monte remontam de 15 de Agosto de 1902, quando o padre Manuel Luz celebrou uma missa campal diante da imagem de Nossa Senhora da Conceição, na paróquia da Sé Catedral, sendo o principal cartão de visita da cidade do Lubango, sede capital da província da Huíla.

Tags: , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: