Angola e Portugal acertam os vistos

Angola e Portugal assinaram ontem, em Lisboa, um acordo que permite o alargamento do prazo dos vistos de entrada e possibilita múltiplas entradas dos cidadãos com um mesmo visto no território dos dois países.
Assinaram o acordo o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e o seu homólogo português, Paulo Portas. Com o protocolo, os vistos de curta duração podem ter 90 dias por semestre, no máximo de 180 dias por ano, com múltiplas entradas. Os vistos de curta duração tinham a duração máxima de 30 dias e podiam ser renovados duas vezes, sem múltiplas entradas.
Os vistos de trabalho eram até agora de um ano, renováveis por duas vezes de igual período, no máximo de três anos. Quem solicitava um visto, devia ir ao seu país para fazer a renovação. Agora, os vistos de trabalho têm a duração máxima de três anos, mas com múltiplas entradas e saídas.
O acordo prevê uma maior rapidez na concessão de vistos. O período para obter uma autorização de curta duração pode demorar oito dias e um mês para os vistos de trabalho.  As autoridades portuguesas classificam o acordo de “histórico” porque vai permitir “um novo ciclo na mobilidade de cidadãos dos dois países, com um evidente desenvolvimento das relações económicas e laborais”. O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, reconheceu haver “muitas dificuldades” na obtenção de vistos para os dois países e garantiu que o acordo vai facilitar todo o processo. O protocolo vai facilitar a circulação de cidadãos. Os cidadãos portugueses e angolanos, que tinham muitas dificuldades na obtenção de vistos, têm agora um mecanismo mais célere para o efeito.

Fonte:

Tags: , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: